↑ Voltar para PUBLICAÇÕES

Regimento Interno Resumo

COMUNICADO 001/2017
Regimento Interno – Resumo

HORÁRIOS DE AULAS
Matutino – A abertura dos portões ocorre às 6h50. As aulas terão início às 7h15, podendo o aluno entrar na escola até 7h20. Após esse horário só será permitida a entrada às 8h45, para assistir as aulas a partir do 3º horário.
Vespertino – O horário de entrada na escola é às 12h50 e as aulas terão início às 13h15, podendo o aluno entrar na escola até 13h20. Após esse horário só será permitida a entrada às 14h45, para assistir as aulas a partir do 3º horário.
* O horário de entrada na escola, bem como o limite de tolerância é válido também para dias de aplicação de provas, apresentação de trabalhos e demais atividades avaliativas, não havendo, nessas circunstâncias, possibilidade de entrada fora dessas condições.
* O aluno terá entrada permitida com a apresentação da Carterinha Estudantil e devidamente uniformizado.
* Os responsáveis que desejarem acompanhar a frequência e o horário de entrada dos alunos, deverão fazer o download do aplicativo ACADÊMICO TOTAL para seu celular. Através desse aplicativo, será possível receber mensagens diversas da escola e assim melhor acompanhar o desempenho do aluno.
* Em eventual ausência de professor, o aluno será dispensado antes do término normal de aulas e o responsável será comunicado via ACADÊMICO TOTAL.
* A entrada do aluno em turno contrário deverá ser previamente agendada na assistência.
* Ao comparecer à escola em turno contrário, o aluno deverá portar carteirinha, estar uniformizado e preencher ficha de controle de frequência disponível na portaria da escola.
* Não é permitida a entrada do aluno em turno contrário em dias de aplicação de provas.

UNIFORME: O uso do uniforme é obrigatório para que o aluno tenha acesso às aulas e a qualquer atividade nas dependências do CEMTN. O uniforme compõe-se de camiseta padrão vendida na escola e calça jeans (azul marinho ou preta), sem rasgos, ou calça do uniforme. O uniforme deverá ser mantido em seu modelo original, não sendo permitidas quaisquer modificações/adulterações do mesmo. Não é permitido o uso de qualquer tipo de boné, toucas, similares ou qualquer vestimenta que não componha o uniforme.
Obs.: Alunas, por convicção religiosa, poderão usar saias abaixo dos joelhos, desde que também sejam jeans (azul marinho ou preta), mediante apresentação de justificativa escrita emitida pelo responsável.
SISTEMA DE AVALIAÇÕES
Os instrumentos avaliativos variam de professor para professor e podem ser definidos individual ou coletivamente. A cada bimestre serão realizados projetos/ações interdisciplinares diversos e uma avaliação escrita realizada em duas etapas: uma Prova Multidisciplinar e uma Prova Bimestral.
Caso o aluno não realize a Prova Multidisciplinar ou obtenha resultado insatisfatório, terá assegurada a oportunidade de realizar a Prova Bimestral, utilizada como um dos instrumentos de recuperação contínua oferecidos na escola. Caso a nota obtida na Prova Bimestral seja menor que a nota já existente, não haverá prejuízos para o aluno. Para efeito de cálculo da nota bimestral, será sempre considerada a maior nota obtida dentre as duas etapas realizadas.
Só haverá aplicação de provas de 2ª chamada para os alunos que apresentarem atestado médico ou outro documento legal que justifique sua ausência no turno da prova BIMESTRAL.
Caso alguma disciplina não participe das provas coletivas, o próprio professor estará encarregado de aplicar suas provas no dia e horário de sua aula, bem como a devida aplicação da 2ª chamada e das atividades de recuperação processual.
O aluno que perder alguma prova ou atividade avaliativa (com exceção da Prova Multidisciplinar) terá o prazo de 48 horas para solicitar avaliações substitutivas mediante a apresentação de justificativa feita via requerimento, na assistência pedagógica e/ou atestado médico, na secretaria escolar. Conforme prevê o artigo 149, do Regimento Interno das Escolas Públicas.
O aluno que não comparecer no dia da PROVA FINAL DE RECUPERAÇÃO e não justificar em tempo hábil a sua ausência estará reprovado sem direito à dependência, conforme prevê a Portaria 483, de 20/11/2001.
PRAZO DE RECURSO (Em caso de divergências de notas do bimestre): 05 DIAS ÚTEIS APÓS A DIVULGAÇÃO DO BOLETIM DE NOTAS DE CADA BIMESTRE, VIA ACADÊMICO TOTAL. APÓS ESSE PERÍODO NÃO HAVERÁ NENHUMA ALTERAÇÃO DE NOTAS.
Direitos do aluno
I. Respeito à sua dignidade como pessoa independente de seu grupo social, etnia, nacionalidade etc.
II. Participação em todas as atividades sociais, desportivas e culturais promovidas pela escola.
III. Orientação educacional nos turnos matutino e vespertino.
IV. Utilização das instalações físicas e equipamentos desde que autorizados pela direção e sob a responsabilidade de um professor, de acordo com a disponibilidade da escola, como o auditório, por exemplo.
V. Solicitação de revisão de provas e trabalhos no prazo de 48 horas, a partir da divulgação do resultado, mediante requerimento assinado pelo responsável.
VI. Exercício da função de representante de turma, por meio de eleições ou indicações do conselho de classe.

Deveres do Aluno:
I. Ser assíduo, pontual e participante das aulas e demais atividades escolares.
II. Executar todas as atividades propostas pela escola.
III. Entregar correspondências enviadas pela escola ao responsável.
IV. Respeitar os membros da direção, professores, especialistas e demais funcionários da escola.
V. Portar-se convenientemente dentro do Estabelecimento de Ensino e mediações;
VI. Zelar pela conservação do patrimônio da escola;
VII. Respeitar os colegas com suas diferenças físicas, sociais e religiosas.

É vedado ao aluno:
I. Ocupar-se durante as aulas, de atividades alheias a estas ou portar materiais estranhos ao estudo.
II. Entrar na sala ou sair dela sem autorização do professor, bem como ausentar-se do estabelecimento sem autorização emitida na assistência.
III. Fumar, portar cigarro, ingerir bebidas alcoólicas, portar ou fazer uso de substâncias nocivas a saúde e aos bons costumes no âmbito da escola. Sujeito a transferência.
IV. Participar de brigas, praticar bullying ou tomar atitudes incompatíveis.
V. Namorar nas dependências da escola, andar de bicicleta, skate ou patins.
VI. Usar aparelhos eletrônicos dentro da sala de aula, como previsto no Regimento das Escolas Públicas do DF (Art. 308).
VII. Fazer uso de baralho, jogos de cartas e jogos de tabuleiro em sala de aula, ou nas dependências da escola, exceto xadrez.
VIII. Caluniar, injuriar ou qualquer outra forma de denegrir a imagem da escola, dos professores, dos funcionários ou dos alunos do CEMTN, inclusive em meios eletrônicos (Facebook®, WhatsApp® etc).
IX. Criar comunidades virtuais, blogs e correlatos que envolvam o nome da escola, sem prévia autorização.

A transgressão das normas contidas nessas orientações é considerada infração e o aluno está sujeito às seguintes penalidades: advertência oral, advertência escrita, suspensão temporária das atividades escolares, transferência por inadaptação.
Atendimento aos pais pelos professores: será sempre realizado no turno contrário em que o aluno estuda, às quartas-feiras, de 8h às 9h para os pais ou responsáveis de alunos do turno vespertino e das 14h às 15h para os pais ou responsáveis de alunos do turno matutino, ou mediante agendamento.
A VERSÃO COMPLETA DO MANUAL DO ALUNO ESTÁ À DISPOSIÇÃO DE PAIS E ALUNOS NA DIREÇÃO ESCOLAR.