↑ Voltar para PROJETOS

ROMANTISMO

PLENÁRIA- ROMANTISMO: O ESTILO E O SENTIMENTO

JUSTIFICATIVA: A aprendizagem dos conteúdos se torna mais viva quando o aluno é provocado a vivenciar situações práticas de estudo por meio das quais os assuntos se tornam dinâmicos e se relacionam com suas experiências pessoais. O trabalho “ROMANTISMO: O ESTILO E O SENTIMENTO” abre a possibilidade de o aluno compreender os conceitos sobre o termo ROMANTISMO que define um conjunto de ações ligadas à exposição de sentimentos e ao revolucionário movimento artístico, literário, político e filosófico que se desenvolveu na Europa e no Brasil no século XIX.

OBJETIVOS:

1- Diferenciar Romantismo e romantismo.

2- Conhecer, debater e comparar poemas românticos e poemas do Romantismo.

3- Explorar dois objetos de conhecimento do PAS-Etapa 2: “O ser humano que pergunta e quer saber” e “Indivíduo, cultura e mudança social”.

4-Contextualizar as características do estilo de época Romantismo com os dias atuais. O que é ser romântico? Como o romantismo se manifesta em nossos dias?

PROCEDIMENTOS:

            A turma será responsável pela preparação das tarefas que serão apresentadas no auditório da escola. Os alunos da turma serão organizados em pequenos grupos para que as atividades sejam preparadas e executadas. A nota final será construída com a avaliação de todo o conjunto do trabalho. A turma receberá uma nota e seus alunos farão a distribuição ética dos pontos. A turma escolherá 4 coordenadores gerais responsáveis pela organização do trabalho. Cada grupo deverá ter um coordenador específico da tarefa.

 

TAREFA INICIAL: A turma deverá criar um tema, por meio de uma frase,  que revele uma faceta do trabalho.

 

MATRIZ: Consiste na elaboração de uma MATRIZ a qual apresentará a síntese dos conteúdos estudados durante a elaboração do trabalho. A MATRIZ deverá ter três linhas: IDADE MÉDIA / SÉCULO XIX / DIAS ATUAIS. O grupo organizará, no mínimo, 5 colunas com palavras  escolhidas pelos alunos que revelem a síntese do trabalho. A MATRIZ será preenchida com palavras-chave que se relacionem aos conceitos das disciplinas de Biologia, Artes, História, Filosofia, Sociologia e Geografia às três épocas, de forma coerente e adequada. A turma preparará o power point com a MATRIZ que será apresentado no  auditório. Dois alunos serão responsáveis pela apresentação da matriz. A matriz deve, obrigatoriamente, apresentar análises referentes a, pelo menos, 4 disciplinas envolvidas no projeto.

XXXXXXXXXXXX          
IDADE MÉDIA          
SÉCULO XIX          
DIAS ATUAIS          

            CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CLAREZA, OBJETIVIDADE, DESENVOLTURA, SEGURANÇA NA EXPLANAÇÃO E DIVERSIDADE DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO TRABALHO.

            TEMPO-  7  MINUTOS

           

              1) EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O ROMANTISMO QUE ENVOLVA AS SEGUINTES DISCIPLINAS: FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA- GRUPO 1 (4 ALUNOS COORDENADORES GERAIS)-  O grupo deverá fazer a abertura conceitual por meio de uma  análise sobre o contexto histórico, social, político e filosófico do século XIX na Europa e no Brasil. Conceituar tuberculose, explicar como a doença fez parte da vivência dos poetas da 2ª geração romântica. Apresentar as principais características do estilo de época Romantismo. Ler e explicar o texto preparado pela turma sobre o tema que ela criou relacionado ao Romantismo/romantismo.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CLAREZA, OBJETIVIDADE, DESENVOLTURA, SEGURANÇA NA EXPLANAÇÃO.

            TEMPO-  8  MINUTOS

 

2) DECLAMAÇÃO DE POEMAS- GRUPO 2 (8 ALUNOS). Os poemas serão selecionados pelo professor, cabendo ao grupo realizar o estudo para que cada um  seja declamado de cor no dia da apresentação do trabalho. Serão três poemas Românticos, representando as três gerações do Romantismo e três poemas românticos contemporâneos.  O grupo deve preparar a apresentação dos poemas de forma criativa e que possibilite a manifestação da poesia presente em cada um deles.

            CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: MEMORIZAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, ENTONAÇÃO, CRIATIVIDADE E ENCENAÇÃO.

           

            3) ANÁLISE DOS POEMAS DECLAMADOS – GRUPO 3 (4 ALUNOS). O grupo será responsável pela análise de cada poema apresentado na tarefa 2. Caberá ao grupo 3 elaborar uma estratégia criativa e envolvente que permita a análise literária e filosófica sobre eles. O grupo deverá criar uma metáfora (por meio de uma palavra)  para cada poema utilizando os conceitos sociológicos, identificando ações características das funções do cérebro humano (instinto, emoção ou razão), ligados à satisfação das nossas necessidades e desejos em relação ao amor e às paixões, fazendo a transição para um contexto que nos leve a um comportamento mais bem adaptado.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CLAREZA, OBJETIVIDADE, DESENVOLTURA, SEGURANÇA, COERÊNCIA E PROFUNDIDADE NAS ANÁLISES.

            TEMPO PARA OS GRUPOS 2 E 3:  20 MINUTOS

 

            4) ENCENAÇÃO DE UM CAPÍTULO DA OBRA “NOITE NA TAVERNA” OU ADAPTAÇÃO DO MITO “APOLO E DAFNE” RELACIONANDO-O AOS DILEMAS AMOROSOS CONTEMPORÂNEOS. – GRUPO 4 (6 alunos). O grupo deverá adaptar o texto (gênero narrativo) para o gênero dramático (teatral) e encená-lo em até dez minutos. A turma será informada se trabalhará com o capítulo (Noite na Taverna) ou com o mito (Apolo e Dafne).

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CRIATIVIDADE, DESEMPENHO CÊNICO, CARACTERIZAÇÃO, ADAPTAÇÃO, CUIDADOS COM A POSTURA DE VOZ/ENTONAÇÃO (NÃO HÁ MICROFONE).

            TEMPO: 10 MINUTOS

           

            5) MÚSICAS – GRUPO 5 (6 ALUNOS) – O grupo apresentará três músicas.  As músicas escolhidas devem, obrigatoriamente, revelar a essência dos sentimentos e emoções que envolvam o romantismo. Ao término de cada apresentação, o grupo deverá realizar uma rápida análise da música relacionando-a com os conceitos sobre o romantismo / Romantismo.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: MEMORIZAÇÃO DA LETRA, AFINAÇÃO, CRIATIVIDADE, CARACTERIZAÇÃO, EMPOLGAÇÃO E ANÁLISE DE CADA MÚSICA.

            TEMPO: 12 MINUTOS

           

            6) COREOGRAFIA – GRUPO 6 (8 alunos). O grupo deve criar uma coreografia de dança contemporânea relacionada  ao conceito de romantismo como forma de expressão de sentimentos amorosos. Os movimentos, o figurino, música e a maquiagem, enfim, todo o conjunto da apresentação deve, obrigatoriamente, destacar a essência do romantismo como possibilidade de expressão de emoções.  Evitar dança e música de apelo sexual exagerado.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CRIATIVIDADE, PERTINÊNCIA COM O TEMA, FIGURINO (CUIDADO COM OS DECOTES, TRANSPARÊNCIAS E COMPRIMENTO), ESCOLHA DA MÚSICA, COERÊNCIA E A PROPOSTA DA ATIVIDADE.

            TEMPO: 10 MINUTOS

 

            7)RELEITURA HISTÓRICA / SOCIOLÓGICA/FILOSÓFICA – GRUPO 7 (4 alunos). O grupo deve criar uma paródia que apresente aspectos históricos e sociais que influenciaram a forma das pessoas da Antiguidade Clássica, Idade Média e do período posterior à Revolução Industrial/Francesa  compreenderem o mundo. As visões de mundo dos três períodos devem ser apresentadas com suas diferenças e semelhanças identificadas de forma clara e conceitualmente consistente.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CRIATIVIDADE, COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA TEÓRICA NA PARÓDIA ELABORADA A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DA TAREFA.

            TEMPO: 8  MINUTOS

 

8)RELEITURA PLÁSTICA -TODA A TURMA: A turma deverá elaborar uma pintura, ou um mosaico, ou uma escultura que revele a essência do tema que a turma escolheu. A produção plástica será exposta na entrada do auditório, no dia da apresentação. A obra deverá ser explicada na apresentação conceitual realizada pelo GURPO 1.

 

9) BLOG – GRUPO 9 (4 ALUNOS). O grupo organizará um blog da turma sobre o trabalho “Romantismo: o estilo e o sentimento”. Itens obrigatórios na elaboração do blog:

1- contador de visitas;

2- espaço para comentários dos visitantes do blog;

3- fotos e vídeos  dos grupos da turma elaborando as tarefas;

4- informações conceituais sobre o estilo de época Romantismo;

5- entrevistas com os professores sobre a relação entre Romantismo (estilo de época) e suas respectivas disciplinas;

6- entrevistas com amigos, familiares sobre a manifestação do romantismo (sentimento) nos dias contemporâneos;

7- exemplos de poemas de várias épocas que revelem a presença do romantismo (sentimento);

8- apresentação do vídeo da paródia da TAREFA 07 RELEITURA HISTÓRICA/SOCIOLÓGICA;

9-apresentação de uma das metáforas, elaboradas na TAREFA 3, que utilizou os conceitos sociológicos, identificando ações características das funções do cérebro humano (instinto, emoção ou razão). A metáfora deve estar ligada à satisfação das nossas necessidades e desejos em relação ao amor e às paixões. A metáfora deve permitir a transição para um contexto que nos leve a um comportamento mais bem adaptado.

10- incluir trechos de filmagens da apresentação da turma no auditório.

O grupo deverá finalizar e publicar o blog até quatro dias antes da data da apresentação do trabalho  da  turma. A avaliação do blog será feita em dois momentos. Quatro dias antes da apresentação no auditório, quando será  verificado se houve o respeitou a  todos os elementos obrigatórios listados acima.  Dois dias depois  da apresentação, o blog será novamente avaliado para avaliar a quantidade de acessos, comentários que foram feitos pelos visitantes e confirmar a inclusão dos trechos filmados durante a apresentação do trabalho. Durante a semana de apresentações do trabalho, o grupo deverá construir estratégias criativas e dinâmicas com o objetivo de divulgar o blog a fim de conseguir o maior número de visitas e comentários.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: CRIATIVIDADE NA MONTAGEM DO BLOG, APRESENTAÇÃO DOS ITENS OBRIGATÓRIOS, RESPEITO ÀS NORMAS GRAMATICAIS E ORTOGRÁFICAS DA GRAMÁTICA NORMATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NÚMERO DE VISITAS,  QUALIDADE DE COMENTÁRIOS E ESCOLHA LAYOUT UTILIZADO PARA ORGANIZAR O BLOG.

            10) FOLDER – O grupo terá a participação de um representante dos GRUPOS 1, 2, 3 e 4.  Deverá elaborar um folder a ser entregue aos alunos convidados no dia da apresentação do trabalho. Deverão constar presentes no folder:

1- foto e identificação da turma, ano da apresentação;

2-conceito sobre Romantismo e romantismo;

3- dois poemas analisados pelo GRUPO 2;

4-a letra da paródia criada na TAREFA 7 – RELEITURA HISTÓRICA/SOCIOLÓGICA;

5- o texto de autoria  sobre o tema identificado pela turma (TAREFA INICIAL).

6- uma imagem escolhida para o grupo que revele a visão da turma sobre o tema ROMANTISMO.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: APRESENTAÇÃO DOS ITENS OBRIGATÓRIOS, CORREÇAO GRAMATICAL E ORTOGRÁFICA, TEXTO COERENTE E CONSISTENTE, IMAGEM QUE REVELE OS CONCEITOS SOBRE O ROMANTISMO E LAYOUT.

OBSERVAÇÕES GERAIS:

                1- O trabalho terá o valor nominal de 10,0 pontos. Cada professor converterá o valor de acordo com a nota combinada em sala.

                2- Os quatro coordenadores gerais deverão articular as tarefas dos grupos.

                3- Haverá divisão ética da nota e cada aluno receberá sua pontuação de acordo com seu empenho e participação. A nota da turma não é, necessariamente, a nota do aluno. O aluno que não participar da elaboração efetiva do trabalho não poderá apresentar  e receberá a nota zero.

                4- A ausência do aluno no dia da apresentação implicará  em nota zero. Ressalvam-se os casos de doença, devidamente comprovados por atestado médico.

                5- O líder de cada grupo deverá preparar relatórios que registrem a participação de cada componente.

                6- Todos os alunos da turma farão uma atividade avaliativa individual sobre os conceitos estudados no trabalho. A nota desta atividade será usada como parâmetro para que o aluno possa garantir a porcentagem da nota ética que a turma lhe deu. Se não se sair bem na  tarefa escrita, não terá direito a 100% da pontuação ética.

                7- A apresentação  não pode ultrapassar o tempo máximo previsto de 1 hora e 15 minutos.