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INVISIBILIDADE SOCIAL

ROTEIRO DE TRABALHO 3ºs Anos – Invisibilidade Social


1) Tema: Invisibilidade Social

2) Objetivo: Articular, de forma clara e coerente, conteúdos estudados em diversas áreas do conhecimento à realidade das minorias na sociedade atual.

3) Instruções:

  1. a) O trabalho consiste na elaboração de um Vídeo Documentário e uma série de textos escritos relacionando a experiência vivida aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas envolvidas no projeto.
  2. b) O Vídeo deve conter entre 12 e 15 minutos de duração.
  3. c) O grupo deverá abordar o dia a dia de pessoas ou grupos que se encontram em uma situação de invisibilidade social. O vídeo deverá conter fotografias, entrevistas, dados estatísticos e experiências pessoais, organizados da seguinte forma: entrevista com os “invisíveis sociais”, registro da experiência vivida por alguns membros do grupo, entrevista com os alunos que viveram a experiência (perspectiva crítica) e considerações finais.
  4. d) As cópias de trechos de vídeos ou fotografias retiradas diretamente da internet ou programas de TV não podem ultrapassar 20% do documentário.
  5. e) O grupo deve verificar, com antecedência, a compatibilidade do vídeo gravado com os aparelhos de reprodução disponíveis na escola. Se não for possível apresentar o vídeo por problemas de incompatibilidade, gravação inadequada etc., o grupo ficará com nota zero.
  6. f) Os textos devem ser entregues aos professores orientadores do trabalho, seguindo suas orientações dadas em sala, a saber:

1- Biologia – Mapa Genético;

2- Filosofia – Heteronomia e Autonomia;

3- História e Sociologia – Análise de Conjuntura;

4- Língua Portuguesa – Linguagem e Identidade.

5- Diário de bordo individual para validar até 50% da nota assinado pelos coordenadores. Esse diário deve comprovar a participação efetiva do aluno em cada uma das etapas que envolvem a elaboração do trabalho.

 

4) Avaliação: o trabalho terá o valor de dez pontos e cada professor fará a conversão da pontuação alcançada pelo grupo de acordo com a nota que irá atribuir ao trabalho. O trabalho será avaliado da seguinte forma:

 

Documentário – 2,5 pontos

 

 

  • Qualidade das imagens, do som, criatividade e abordagem dinâmica e envolvente (0,5);
  • Relevância do trabalho, seriedade e compromisso na abordagem do tema (1,0).
  • As quatro partes que compõem o trabalho foram apresentadas de forma clara e todas as orientações foram seguidas (1,0).

Textos conceituais

  1. Biologia – Mapa Genético (1,5);
  2. Filosofia – Heteronomia e Autonomia (1,5);
  3. História e Sociologia– Análise de Conjuntura (3,0)
  4. Língua Portuguesa – Linguagem e Identidade (1,5)

 

5) Disposições gerais:

  • O documentário é obrigatório. Os textos conceituais não serão avaliados caso o grupo não apresente o documentário.
  • A nota não será distribuída igualmente pelos componentes do grupo. Na parte final da sinopse o grupo deverá apresentar um relatório de participação, listando as tarefas realizadas e avaliando o desempenho de cada aluno.
  • Este roteiro poderá sofrer alterações para atender necessidades específicas.
  • Caso o grupo não entregue o trabalho até a data estabelecida, receberá a nota ZERO, excetuando-se os casos previstos no Regimento Interno do CEMTN e Manual do Aluno. Essa justificativa não será considerada de forma individual.

6) Apoio Pedagógico:

  • Durante a semana, no horário contrário, o professor atenderá os grupos para esclarecimento de dúvidas e orientações.

7) Datas das apresentações: de 27 a 31 de março de 2017