↑ Voltar para PROJETOS

SER VESTIBULANDO

O Ensino Médio, ao longo dos anos, tem se distanciado do dever de proporcionar a cada estudante a correta preparação para a escolha do caminho a ser seguido.

Considerando que parte considerada do corpo discente dessa instituição de ensino demonstra clara convicção de que o prosseguimento dos estudos é o melhor, é mister que cada um receba, de forma clara e correta, informações sobre o que há em termos de cursos universitários e como acessá-los; as diferentes áreas de atuação dos profissionais com nível superior; dicas de estudo para lograr êxito no ingresso às diversas instituições de ensino superior.

Nesse sentido, o projeto Ser Vestibulando se apresenta como ferramenta de auxílio ao estudante na escolha de qual caminho escolher, entre várias alternativas profissionais em termos de prosseguimento de estudo.

Permitir ao estudante o acesso a múltiplas informações referentes ao futuro acadêmico é primordial para diminuir uma ansiedade que é natural a cada ser humano: o que fazer, quando adulto.

Definição das ações e metas

Meta Preparar o aluno para vestibulares, exames nacionais de ensino médio e programas de avaliação seriada.
 

Atividades

* Pesquisas sobre as principais instituições de curso superior, localização, cursos oferecidos, cursos mais procurados.

* Exposição das normas de funcionamento dos principais vestibulares, destacando suas especificidades (inscrições, provas, pesos de cada disciplina, critérios de seleção e estatísticas referentes à relação candidato/vaga).

* Resolução de provas.

* Auxílio para inscrições nos vestibulares das principais instituições de curso superior.

* Divulgação de informações sobre o ENEM, calendário, inscrições, provas, utilização nas Universidades e Faculdades.

Metodologia e cronograma

Ser Vestibulando Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Planejamento das Ações Didático/Pedagógicas X X                  
Pesquisas sobre as principais instituições de curso superior, localização, cursos oferecidos, cursos mais procurados.     X X X X X X X X  
Exposição das normas de funcionamento dos principais vestibulares, destacando suas especificidades (inscrições, provas, pesos de cada disciplina, critérios de seleção e estatísticas referentes à relação candidato/vaga).     X X X X X X X X  
Resolução de provas.     X X X X X X X X  
Auxílio para inscrições nos vestibulares das principais instituições de curso superior.     X X X X X X X X  
Divulgação de informações sobre o ENEM, calendário, inscrições, provas, utilização nas Universidades e Faculdades.     X X X X X X X X  
Avaliação das atividades desenvolvidas     X X X X X X X X  

Abrangência das ações

As aulas são oferecidas a alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries dos turnos matutino e vespertino.

 Recursos humanos

01 professor com carga horária de 40h na escola.

Estratégias de acompanhamento e avaliação das ações

É feita ao longo do ano letivo, por meio da observação dos indicadores de desempenho existentes na instituição de ensino. Também por meio do próprio estudante, em conversas informais com professores.