AULA EM CENA

Disciplinas:

Educação Física, Filosofia, História, Língua Portuguesa, PD Redação, Artes, Sociologia, Biologia, Espanhol e Matemática

1) Projeto: Debate em cena

2) Objetivo: Articular, de forma clara e coerente, conteúdos estudados, nas disciplinas envolvidas no projeto, para compreender as relações existentes entre o texto literário e o momento histórico ao qual se refere, a linguagem corporal e estética, bem como as questões científicas implícitas nas obras indicadas.

3) Instruções globais:

  1. Leitura das obras (indicadas à turma) e estudo aprofundado das questões conceituais solicitadas pelos professores participantes do Projeto.
  2. Realização de prova individual dissertativa contendo aspectos das obras A nota da prova não corresponde à nota do trabalho, mas, em caso de baixo desempenho na prova, a nota final do trabalho será diminuída (caso o aluno tire entre zero e 4,9 na prova, sua nota final cairá 50%; entre 5,0 e 6,9, o aluno perde 20% da nota; acima de 7,0 não há perda).
  3. Construção de um roteiro que possibilite uma reflexão conceitual sobre as obras e as disciplinas envolvidas no Projeto.
  4. Construção de um cartaz (em papel panamá) com informações da peça (título; frase de impacto provocativa que desperte curiosidade acerca da apresentação; ilustração, de autoria própria, que sintetize a peça; data e hora da apresentação). A turma deverá expor o cartaz, exatamente, uma semana antes da apresentação da peça.
  5. Apresentação da peça, com coreografia contextualizada, no auditório (para três turmas) e aula conceitual de acordo com aspectos solicitados pelos professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas.
  6. Divisão ética das notas (60% da nota de acordo com a função desempenhada pelo aluno e os outros 40% de acordo com a colaboração do aluno em outras áreas do Projeto). Exceto atores principais e roteiristas que, efetivamente, elaboraram o roteiro.
  7. Análise e confirmação da nota individual mediante a verificação do desempenho do aluno na prova e da nota sugerida pela turma.

4) Notas de esclarecimentos:

  1. a) A turma será dividida em grupos da seguinte forma:

1) Cartaz –  2 a 4 alunos.

2) Atores – (De acordo com o roteiro) – entre 6 a 9 alunos.

4) Roteiristas – 3 alunos.

5) Coreografia – de 6 a 8 alunos.

6) Equipe organizadora da aula– entre 6 a 8 alunos.

7) Cenário, figurino, iluminação sonoplastia e apoio  – entre 8 a 10 alunos.

8) Direção geral – 2 alunos.

  1. b) Os alunos que, por qualquer razão, estiverem se sentindo prejudicados deverão entrar com requerimento solicitando a interferência dos professores no processo de organização do trabalho até o dia de setembro. Não serão aceitos questionamentos nesse sentido após a finalização do trabalho.
  2. c) A apresentação da peça (incluindo a dança) deve durar entre 20 e 30 minutos e a aula deve durar entre 20 e 30 minutos também.

5) Avaliação: o trabalho terá o valor de 10 (dez) pontos. Cada professor fará a conversão da nota alcançada pela turma de acordo com o combinado em sala de aula:

  • Cada turma será avaliada seguindo critérios de organização, pontualidade, criatividade, clareza, adequação ao roteiro, consistência e coerência conceitual, aprofundamento e dedicação. A nota final da turma dependerá do desempenho de cada um dos grupos, pois corresponderá a um somatório desses desempenhos. Para fins avaliativos vamos considerar os seguintes grupos:
  1. Cartaz
  2. Peça (atores, cenário e figurino).
  3. Aula (organização, planejamento e execução).

6) Datas importantes:

  1. a) Prova individual dissertativa – Aplicada entre 07 de agosto e 11 de agosto.
  2. b) Último dia para entrega dos roteiros digitados e do quadro de divisão da turma indicando o papel que cada aluno desenvolverá no trabalho – Dia 10 de agosto no segundo intervalo.
  3. c) Último dia para entrega de requerimentos de alunos que não estão inseridos no trabalho – Data 24 de agosto
  4. d) Os cartazes deverão ser expostos uma semana antes da apresentação. Verificar o caso da sua turma.
  5. d) Datas das apresentações das peças e exposição dos cartazes:

 

TURMA DATA DA APRESENTAÇÃO HORÁRIOS Data Cartaz
I 11/09 1º e 2º 04/09
C 11/09 5º e 6º 04/09
E 12/09 1º e 2º 05/09
A 12/09 5º e 6º 05/09
D 13/09 1º e 2º 06/09
H 13/09 5º e 6º 06/09
B 14/09 1º e 2º 08/09
J 14/09 5º e 6º 08/09
F 15/09 1º e 2º 08/09
G 15/09 5º e 6º 08/09